Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Insulina ajuda a determinar se abelha vai virar rainha

Substância é fundamental para diferenciar operárias das "nobres" defensoras da colméia

Getty Images

Há muito tempo, cientistas do mundo todo tentam descobrir o que faz uma abelha se tornar rainha. Recentemente, pesquisadores da Faculdade de Ciências, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, deram mais um passo para entender o desenvolvimento desses animais.

O estudo, publicado na revista científica Biology Letters, mostra que uma proteína ligada à insulina desempenha um papel importante na formação das colmeias.

Uma abelha fêmea pode se tornar operária ou rainha. As abelhas-rainha são maiores e vivem mais que as operárias. Também são mais férteis, enquanto as operárias, em geral, são estéreis. O papel das rainhas é do por ovos. Por outro lado, as operárias têm de cuidar da rainha, das larvas e fornecer alimento para toda a colmeia.

Florian Wolschin, professor da Faculdade de Ciências Biológicas e coordenador do estudo, explica o mistério sobre as abelhas.

- O mais incrível é que esses dois tipos de abelhas fêmeas têm o mesmo genoma. Então como isso acontece?

As operárias determinam o destino das larvas pelo alimento que fornecem a elas. A quantidade e a composição do que comem é fundamental para definir se as abelhas, ao se tornarem adultas, serão operárias ou rainhas. Não está claro ainda o que acontece dentro das células para essa separação acontecer.

Um fator crucial, segundo o estudo, é o indicativo de insulina, um hormônio também encontrado em seres humanos, produzido e secretado no pâncreas, que permite a chegada da glicose nas células com o objetivo de transformá-la em energia.

Os cientistas retiraram uma das proteínas-chave para as larvas chamada substrato do receptor de insulina (IRS, na sigla em inglês) e verificaram que em vez de se tornar rainha, uma larva que teria esse destino gerou uma abelha operária.

O próximo passo é detalhar outros fatores que também influenciam na formação das abelhas.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/insulina-ajuda-a-determinar-o-destino-das-abelhas-20100715.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário