Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Insulina ajuda a determinar se abelha vai virar rainha

Substância é fundamental para diferenciar operárias das "nobres" defensoras da colméia

Getty Images

Há muito tempo, cientistas do mundo todo tentam descobrir o que faz uma abelha se tornar rainha. Recentemente, pesquisadores da Faculdade de Ciências, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, deram mais um passo para entender o desenvolvimento desses animais.

O estudo, publicado na revista científica Biology Letters, mostra que uma proteína ligada à insulina desempenha um papel importante na formação das colmeias.

Uma abelha fêmea pode se tornar operária ou rainha. As abelhas-rainha são maiores e vivem mais que as operárias. Também são mais férteis, enquanto as operárias, em geral, são estéreis. O papel das rainhas é do por ovos. Por outro lado, as operárias têm de cuidar da rainha, das larvas e fornecer alimento para toda a colmeia.

Florian Wolschin, professor da Faculdade de Ciências Biológicas e coordenador do estudo, explica o mistério sobre as abelhas.

- O mais incrível é que esses dois tipos de abelhas fêmeas têm o mesmo genoma. Então como isso acontece?

As operárias determinam o destino das larvas pelo alimento que fornecem a elas. A quantidade e a composição do que comem é fundamental para definir se as abelhas, ao se tornarem adultas, serão operárias ou rainhas. Não está claro ainda o que acontece dentro das células para essa separação acontecer.

Um fator crucial, segundo o estudo, é o indicativo de insulina, um hormônio também encontrado em seres humanos, produzido e secretado no pâncreas, que permite a chegada da glicose nas células com o objetivo de transformá-la em energia.

Os cientistas retiraram uma das proteínas-chave para as larvas chamada substrato do receptor de insulina (IRS, na sigla em inglês) e verificaram que em vez de se tornar rainha, uma larva que teria esse destino gerou uma abelha operária.

O próximo passo é detalhar outros fatores que também influenciam na formação das abelhas.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/insulina-ajuda-a-determinar-o-destino-das-abelhas-20100715.html

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Hans Staden naturalista

Memória
Hans Staden naturalista
Autor de obra clássica sobre o Brasil foi o primeiro a descrever as abelhas sem ferrão, há 452 anos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para descontrair.......... O Mineirinho.....

    O mineirinho está comendo no balcão de um restaurante de estrada, quando entram três motoqueiros do famoso grupo "Ratos do Covil", todos equipados com roupas de couro preto, tatuagens, motos cheias de cromados e acessórios.
    O primeiro vai até o mineirinho, apaga o cigarro em cima do bife dele e vai sentar na ponta do balcão.
    O segundo vai até o mineirinho, cospe no copo dele e se junta ao primeiro.
    O terceiro vira o prato do mineirinho e também vai se sentar.
    Sem uma palavra de protesto, o mineirinho levanta-se, põe o chapéu de palha e vai embora.
    Depois de um tempo, um dos motoqueiros diz ao garçom:
    - Esse sujeito não era homem!
    E o garçom:
    - Pelo jeito não era homem e nem bom motorista ... Acabou de passar com o Scania dele em cima de três motos.