20 de junho de 2010 • 10h23 • atualizado em 22 de junho de 2010 às 08h24Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4503239-EI8145,00-Artista+registra+detalhes+de+abelhas+ampliados+ate+mil+vezes.html#tarticle

.jpg)
20 de junho de 2010 • 10h19Foto: Reprodução
.jpg)
20 de junho de 2010 • 10h19Foto: Reprodução
Utrabalho da artista Rose-Lynn Fisher mostra detalhes microscópicos das abelhas. Através de um scanner eletrônico, Rose registrou 60 imagens da anatomia dos insetos aumentadas em até 5 mil vezes. O trabalho virou livro, intitulado BEE (abelha, em inglês). As informações são da New Scientist.
A partir das imagens de Rose, podem ser vistos detalhes, como a ponta do ferrão desses animais, que tem formato serrilhado. "O ferrão é uma versão modificada de um ovipositor, o órgão da abelha rainha que põe ovos. Uma abelha vai ferroar apenas para se defender ou defender a colmeia. Quando uma abelha ferroa uma pessoa ou outro mamífero, as farpas do ferrão ficam presas e, quando a abelha tenta se libertar, ela morre", afirma a autora.
Em outras imagens (confira mais detalhes na aba "fotos" acima), podem ser vistos detalhes, como os olhos dos animais aumentados 190 vezes. "O olho é composto de centenas de lentes hexagonais, as quais capturam a luz de diferentes ângulos e detectam movimento. (...) Cada lente é sensitiva à luz ultravioleta, a qual pode revelar marcas em flores que são invisíveis aos humanos, mas informam às abelhas onde pousar para encontrar néctar", afirma.