Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

sábado, 26 de junho de 2010

Artista registra detalhes de abelhas ampliados até 5 mil vezes
Imagem do ferrão, aumentada 650 vezes, mostra detalhes da estrutura
Foto: Reprodução
Os olhos das abelhas (aumentados 190 vezes na imagem) são formados por centenas de lentes hexagonais
20 de junho de 2010 • 10h19Foto: Reprodução
Imagem de asa de um zangão foi ampliada 10 vezes
20 de junho de 2010 • 10h19Foto: Reprodução

Utrabalho da artista Rose-Lynn Fisher mostra detalhes microscópicos das abelhas. Através de um scanner eletrônico, Rose registrou 60 imagens da anatomia dos insetos aumentadas em até 5 mil vezes. O trabalho virou livro, intitulado BEE (abelha, em inglês). As informações são da New Scientist.

A partir das imagens de Rose, podem ser vistos detalhes, como a ponta do ferrão desses animais, que tem formato serrilhado. "O ferrão é uma versão modificada de um ovipositor, o órgão da abelha rainha que põe ovos. Uma abelha vai ferroar apenas para se defender ou defender a colmeia. Quando uma abelha ferroa uma pessoa ou outro mamífero, as farpas do ferrão ficam presas e, quando a abelha tenta se libertar, ela morre", afirma a autora.

Em outras imagens (confira mais detalhes na aba "fotos" acima), podem ser vistos detalhes, como os olhos dos animais aumentados 190 vezes. "O olho é composto de centenas de lentes hexagonais, as quais capturam a luz de diferentes ângulos e detectam movimento. (...) Cada lente é sensitiva à luz ultravioleta, a qual pode revelar marcas em flores que são invisíveis aos humanos, mas informam às abelhas onde pousar para encontrar néctar", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário