Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Criação de abelhas sem ferrão

Fábio Castaldelli

João Paulo Santos


Michael Bortolacci: "abelha não pica, por isso, não é preciso usar roupas especiais"

A meliponicultura se difere da apicultura porque investe na criação de abelhas que não possuem ferrão. Existem na região alguns produtores especializados no assunto. Este é o caso de Vicente Romagnole, um dos criadores das abelhas da espécie Uruçu, em Mandaguari.

Michael Guarnieri Bortolacci auxilia no cuidado e na criação das abelhas de Romagnole. Ele conta que os benefícios na realização deste trabalho são inúmeros.

"Como a abelha não pica é mais fácil e mais barato trabalhar com ela. Até porque não é preciso utilizar roupas e equipamentos especiais, que são caros. Essa economia acaba resultando em ganhos maiores", afirma.

De acordo com a Cartilha do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a criação de abelhas sem ferrão, outro aspecto motivador para o exercício da meliponicultura é que ela não ocupa muito tempo e pode ser uma interessante fonte de renda extra.

Caixas de madeiras aquecidas são a morada das abelhas

No entanto, vantagens não dizem respeito apenas ao aspecto financeiro de sua produção, uma vez que a atividade é de baixo impacto ambiental e auxilia na polinização de várias plantas nativas.

Além disso, a cartilha do Ibama lembra que o mel é um alimento que pode substituir o açúcar, melhorando, assim, a alimentação e consequentemente a saúde das pessoas.

Apesar das qualidades, o trabalho com as abelhas não é tão simples. Bortolacci conta que fez vários cursos pelo País, mas que nada substitui a experiência que é adquirida e somada diariamente.

"Já estive em vários lugares como São Paulo e Rio de Janeiro participando de cursos e palestras. Porém, o que aprendemos na rotina de trabalho é algo que não tem como substituir", revela Michael Bortolacci.

A casa das abelhas

  • A meliponicultura é bastante comum no Norte e Nordeste do Brasil, onde o clima é mais quente e a abelha encontra melhor adaptação. Por isso, para que a atividade seja praticada em nossa região, é necessário realizar uma reprodução de seu habitat natural.
  • Para tal, caixas de madeira aquecidas são utilizadas como morada para as abelhas se desenvolverem. No Meliponário Romagnole são comercializadas apenas colmeias inteiras, no entanto, elas podem produzir de dois a dois litros e meio de mel. O preço de uma colmeia é de R$ 600. E se engana quem pensa que a venda acontece apenas para pessoas da região. As colmeias já foram enviadas para interessados de outros Estados.
Saiba mais

  • Para criar abelhas sem ferrão é preciso:
Que a criação seja de fácil acesso o que facilitaria seu manejo e vigilância.
Escolher um local protegido do sol, com boa circulação de ventos e que não esteja muito próximo de casas e animais domésticos.
Que nos arredores da criação de abelhas não se tenha plantações onde são utilizados agrotóxicos.
  • Instalar as colmeias longe de depósitos de lixo, esgotos e privadas.
Fonte: Cartilha do Ibama sobre a criação de abelhas sem ferrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário