Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

quinta-feira, 11 de março de 2010

A Abelha Jandaira (Melipona subnitida)


A jandaíra (Melipona subnitida Ducke) é um meliponíneo típico do sertão. O seu mel é apreciado pelas populações nativas.

A abelha Jandaíra tem como habitat a Caatinga, no Nordeste brasileiro. Sua criação racional desenvolve-se principalmente no nordeste brasileiro, onde as abelhas jandaíra, uruçú e tiúba são manejadas com técnicas já consagradas popularmente.

Nos dias atuais, devido ao desmatamento (causado pela retirada de madeira, lenha, produção de carvão, etc.) e à agricultura (plantações de algodão) e em menor extensão à pecuaria, esta abelha está em risco de extinção, em seu habitat natural.

Medidas para preservarmos o ambiente e a Jandaíra

"Para não ser extinta a nossa Melipona Nordestina, chamada Jandaíra, necessita urgentemente de nossa ajuda inteligente e decidida. No caso, ajudar é não atrapalhar. Como? Muito simples. 1) Preservar a região, polígono das secas, Nordeste semi-árido do Brasil. 2) Não esquecer que dentro da casa grande do Nordeste elas preferem o sertão, a caatinga, não o agreste nem litoral. O sertão é a casa social da Jandaíra. É ali que ela se sente em casa e trabalha. 3) Cada família precisa de sua casa particular: não se contenta com o continental nem com o social. E a casa individual das Jandaíras são as árvores, ou antes os troncos verdes, de preferência imburana e catingueira. Ora, o sertão já está desmatado, não é reflorestado e nem replantado e dentro de alguns anos será puro e estéril deserto. As abelhas não acham casa para morar.... Como irão trabalhar? Em prolongadas estiagens as Jandaíras só encontram alimento em árvores de grande porte, refratárias à seca, já que possuem reserva d´água nas raízes. Tais árvores prestam simultaneamente de moradia e alimento às abelhas. São indispensáveis pois, para a sobrevivência dos meliponíneos. Mas não só as abelhas precisam das árvores - as árvores também precisam das abelhas."

(Monsenhor Huberto Bruening, "A Abelha Jandaíra", 1990: 131-2)

Para que a Jandaíra tenha um lugar onde morar precisamos adotar medidas urgentes:

a) Campanha com as crianças locais - Para cada criança uma árvore - falando da importância das abelhas para o ambiente e para os homens - ver Livreto Infantil sobre a Jandaíra;
b) Plantio de catingueiras, imburanas, jacarés, faveleiras, umbuzeiros, juazeiros e baraúnas - estudar o melhor método;
c) Preservação de áreas naturais em cada propriedade, contendo um certo número destas árvores. São os bancos genéticos de biodiversidade;
d) Incentivo da formação de Estações Ecológicas e outras unidades de conservação na caatinga;
e) Incentivo a projetos de Desenvolvimento Sustentado que visem preservar o meio ambiente.

AMOR À PRIMEIRA VISTA!

Minha paixão pelas abelhas de jandaira foi amor a primeira vista. São abelhas dóceis e de fácil manuseio. Conheci alguns criadores que aumentaram mais minha curiosidade por elas. Quando menino (tome tempo! hehehe) foi a primeira colméia que conheci. Lembro-me do Padre Huberto Bruening e seu "ciúme" pelas meninas.

Quando morei em Caraúbas(RN), nos anos de 1978 a 1982, conheci o apicultor "Seu" Antônio de Manú que criava algumas jandaíras em sua marcenaria. Aprendi com ele que na estiagem, o que era comum na região, por falta de chuvas não haveria floração, sua alimentação natural. Aprendi a fazer o "xarope" que as alimentava.

Hoje, tenho apenas uma colméia, mas estou me preparando para fazer um meliponário, inicialmente com 5(cinco) colméias. Pretendo chegar as 100 (colméias) ou mais.

Tenho aprendido muito com o Meliponicultor Kalhil Pereira, de Mossoró-RN. Kalhil é um estudioso da espécie e tem uma dedicação envolvente em tudo que se relaciona com a criação de Jandaíra. É um professor por excelência. Sua dedicação vai além fronteiras. Está desenvolvendo atualmente um projeto no Ceará. Participa de uma lista de discussão sobre ASF (Abelhas Sem Ferrão) onde tem contribuido bastante para que outros aprendam as "artimanhas" destas meninas (Jandaíras). Para conhecer um pouco do seu trabalho, visite o seu BLOG: http://meliponariodosertao.blogspot.com/

Caso você também tenha interesse pelo assunto, convido-o a participar da ABENA, lista de discussão que falei acima. Lá você pode fazer sua inscrição e se relacionar com mais de l.000 (mil) participantes e criadores de abelhas sem ferrão. O site é: http://br.groups.yahoo.com/group/Abena/
Para se inscrever diretamente no grupo, você pode também enviar uma mensagem (em branco) para:
Abena-subscribe@yahoogrupos.com.br

Um bom dia para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário