Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

domingo, 11 de julho de 2010

11 DE JULHO DE 2010

Soro para veneno de abelha em testes


O Brasil poderá ter o primeiro soro contra veneno de abelhas do mundo. O produto está sendo produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a USP, e a expectativa é de que esteja disponível para uso em pacientes em um ano.

O soro atualmente está em fase de testes em animais. Segundo o diretor do serviço de imunologia do instituto, José Roberto Marcelino, os resultados têm sido satisfatórios.

“Essa etapa de testes pré-clínicos é necessária para avaliarmos a melhor dose, o melhor tempo de administração e as reações possíveis”, explica o diretor.

“Feito isso, vamos solicitar à Anvisa a autorização para verificar a eficácia do produto em humanos.” Os testes serão feitos em voluntários. Só depois dessa fase será pedida a liberação do uso da droga.

Segundo a bióloga Keity Souza, os testes feitos mostraram que o soro é eficiente para neutralizar o veneno em casos de grande número de picadas. Segundo ela, o soro não resolve para quem tem alergia de picada de abelha, que deve fazer tratamento específico.

O veneno de abelha, quando em grande quantidade (mais de 200 picadas), causa lesões em órgãos como rins, fígado e coração. A maioria das mortes acontece pela falência dos rins.


De acordo com Marcelino, o remédio deverá ser administrado segundo orientação médica a pacientes picados por enxames para a neutralização da ação do veneno, que pode matar. A cada ano, cerca de 40 pessoas morrem no país atacadas por abelhas. Este ano, três pessoas já morreram em São Paulo vítimas de picadas de abelhas. Até junho de 2010, o Estado de São Paulo registrou 576 ocorrências por picadas de abelha. Em 2009 foram 1.557 no ano.

Hospitais privados e governos de outros países poderão comprar o produto da Fundação Butantan.

fonte: eBand/OGlobo/Butantan

Nenhum comentário:

Postar um comentário