Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

domingo, 25 de julho de 2010

A retirada de mel de abelha na caatinga


A foto
Nesta fotografia podemos ver agricultores retirando mel de abelha do tronco de um imbuzeiro. A fotografia foi obtida no dia 6 de setembro de 2004 na Comunidade de Alto do Angico no município de Petrolina, PE.
O fato
A retirada de mel de abelha nos troncos das plantas da caatinga é uma atividade desenvolvida por muitos agricultores. Este mel de modo geral é comercializado as margens das rodovias da região. Embora seja uma atividade que causa danos ao meio ambiente, em algumas comunidades do sertão a venda de mel é uma das principais fontes de renda. O grande problema é que normalmente as abelhas italianas (Apis mellifera ligustica) fazem suas colméias em ocos de plantas como o imbuzeiro, imburana baraúnas, entre outras e para retirada do mel os agricultores cortam e colocam fogo no caule das plantas que muitas vezes morrem posteriormente. Em alguns casos, os agricultores usam algumas substâncias tóxicas para eliminar as abelhas e o resíduo vai no mel podendo causar danos a saúde dos consumidores.

2 comentários:

  1. Amigo Runbin,
    realmente essa prática,é muito utilizada em nosso semiárido nordestino.E é altamnte predatória,para toda a caatinga e para as nossas abelhas nativas,que acabam sem ter mais as árvores para nidificarem...

    Eu conheço essa realidade de perto,pois tenho tentado combater essa prática em nossa região,mas essa tarefa não é fácil...

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo:

    Desculpe-me por não responder esta mensagem de imediato. É que estive sem internet nos últimos dias.

    Verdade, esta é uma prática que o sertanejo tem utilizado muito. O resultado é drástico e com grandes danos a fauna e a flora. Ainda bem que existem os meliponicultores que de uma maneira toda especial tem trabalhado pela conservação das espécies.

    Abraços,
    Luiz Carlos Rubim
    Natal-RN

    ResponderExcluir