Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

quarta-feira, 31 de março de 2010


Natureza em Números

“A grandeza de uma
Nação e o seu
progresso moral
podem ser julgados
pela forma como os
seus animais são
tratados.”
Mahatma Gandhi

O país que tem 14% de toda a fauna e flora conhecidas no planeta.
A fauna mais rica em papagaios, araras, periquitos e maritacas.
O mais rico entre os 17 países que concentram 70% da biodiversidade da Terra.
Brasil: esta é a riqueza de que nos orgulhamos, a riqueza que atrai os turistas
e surpreende os amantes da natureza! Mas, infelizmente, isso pode ter um prazo para
terminar...
Temos hoje no Brasil 218 espécies ameaçadas de extinção.
Segundo o Ibama, 12 milhões de animais brasileiros são capturados ilegalmente por ano.
Estima-se que 80% das aves capturadas no território brasileiro morrem por maus-tratos,
antes de serem vendidas ou resgatadas pela fiscalização.
Na trajetória deste crime, os animais saem de uma floresta direto para gaiolas minúsculas,
viajam distâncias enormes e chegam a ser dopados e empurrados para dentro de tubos
de plástico para serem mais facilmente escondidos e transportados. Poucos sobrevivem!



sexta-feira, 26 de março de 2010

5 Passos para contribuir para um milagre de Deus

DEUS RESERVA UM MILAGRE PARA AQUELES QUE ESPERAM PELO SEU REINO

Lc: 23:50-56

Vamos falar sobre um personagem bíblico que aparece justamente nos três dias em que o Senhor Jesus está morto, a história de José de Arimatéia, um dos lideres do Sinédrio Judeu, é narrada nos quatro evangelhos, uma história curta, mas que revela o poder da fé atrelado ao saber esperar.

José de Arimatéia era um ilustre membro do Sinédrio, um dos discípulos de Jesus que foi contra a condenação de cruz, proposta pelos outros integrantes do sinédrio. Não se encontra nada a respeito de José antes da crucificação e nem depois da ressurreição, ele só aparece durante a morte de Cristo.

No texto em destaque, Lucas narra que José, era um homem justo, bom e que esperava pelo Reino de Deus (Lc 23:51)

Gostaria de colocar aqui 5 passos para se viver um milagre de Deus:

1- Ter Esperança: Lc 23:51, José de Arimatéia esperava pelo reino de Deus, ou seja ele tinha esperança no domínio completo do Senhor, cria que Deus estava agindo, e que o Plano de Deus não seria interrompido, que não falharia. Ele cria na ressureição.

2- Ter visão: Mt 27:59-60- Enquanto Jesus era perseguido, preso e condenado inocentemente, José adquirira um túmulo, não para Jesus, mas para ele mesmo. Mas se José tinha esperança porque ele adquiriu um túmulo? Porque ele desejava ressurgir do mesmo local que o seu Mestre, porque ele esperava dar ao corpo de Cristo um lugar de repouso até que Ele ressurgisse. O Túmulo que Cristo usou foi apenas emprestado, não foi feito para Ele. José sabia disso.

3- Ser ousado: Mc 15:43-46- A palavra ousado pode ser substituída por corajoso. José teve coragem e foi a Pilatos fazer um dos mais estranhos pedidos; José queria o corpo de Cristo. Pilatos achou estranho mas cedeu ao pedido de José. Que levou o corpo ao lugar de destino. Deus gosta da nossa ousadia, Ele sempre prepara uma linda surpresa para aqueles que ousam chamar sua Atenção. Foi assim com o cego de Jericó, com a mulher com fluxo de sangue, foi assim no jantar em Betânia.

Daniel, Misael, Azarias e Hananias foram ousados ao não se contaminarem com os manjares de Nabucodonosor, e como recompensa se apresentaram bonitos e saldáveis ao rei da Babilônia.

4- Permanecer Fiel: Jô 19: 39-40- José e Nicodemos deram mesmo na morte a honra que o Senhor Jesus merecia, foram compraram linho, especiarias para ungir ao corpo Daquele que em breve estaria ressureto. Permanecer fiel mesmo diante da dor e da morte, esse é o coração que Deus quer encontrar em nós.

5- Crer no Milagre: Lc 24:1-6- José não mais voltou ao sepulcro, pois ele sabia que nada encontraria por lá, que Jesus já havia ressuscitado. As mulheres se maravilharam com o acontecido, José apenas esperava a hora de encontrar com o Cristo Ressuscitado em Glória.

José não precisou ver o túmulo vazio para crer na ressureição, ele simplesmente creu desde o início.

Ele acreditou em tudo o que Jesus havia dito em vida, por isso não retornou ao sepulcro. Precisamos apenas esperar crendo que nosso milagre vai chegar.

Deus reserva um milagre para aqueles que esperam Nele.

segunda-feira, 22 de março de 2010



O mel é o mais antigo dos alimentos conhecidos, mais antigo que o pão.


Fonte de energia utilizada como saúde, pelos antepassados da civilização humana, quando esta mal existia.
Na mitolología grega, o mel era a bebida dos deuses do Olimpo. Para os gregos todos os fenômenos da natureza eram de origem divina. As abelhas foram uma fonte de grande fascinação e mistério inspirado na lenda de Aristeo: Aristeo, filho do deus Apolo, tinha uma colméia. Mas ele queria seduzir Eurídice, esposa de Orfeu, e ela, fugindo de suas propostas, morreu de uma picada de cobra. Orfeu para vingar-se, destruiu as colméias de Aristeo. Para apaziguar a ira dos deuses enojados com sua falta, Aristeo sacrificou quatro touros e quatro novilhos: de seu ventre saíram novos enxames, dos quais pode reconstruir suas colméias e ensinar apicultura aos homens. Esta lenda é contada por Virgílio, o grande poeta latino, nas famosas no Geórgicas. Como os antigos gregos acreditavam que as abelhas nasceram espontaneamente a partir de animais mortos.
Nos textos do antigo Egito, as abelhas nasceram das lágrimas do deus sol Ra, que caíram no chão e se transformaram em abelhas que construíram e produziram favos de mel.
Na tradição celta, símbolo da imortalidade e, entre os índios americanos estava presente em todos os rituais de iniciação e purificação . Sempre tem mel de abelha e faz parte dos grandes mitos da humanidade, e encerra uma riqueza simbólica extraordinária.
Uma fonte de inspiração, deu o dom da poesia a Píndaro e o da ciência a Pitágoras: "O mel do conhecimento cria a felicidade do homem."
A sua honrosa antiguidade se une ao romantismo de seu significado.
Os símbolos da abelha : obreiras da colméia, as abelhas são o símbolo de uma comunidade trabalhadora e próspera, regida por uma Rainha. Daí o simbolismo real e imperial. Em França, onde 300 abelhas de ouro foram descobertos no túmulo do Childerico I (ano 481), certificando que a colméia era o modelo da monarquia absoluta. Napoleão I usou a abelha como um motivo de seus tapetes e roupas em sua coroação.
Também animadoras do universo, entre o céu e a terra, as abelhas simbolizam o princípio vital, materializam a alma. Na religião grega, a abelha, por vezes, identificada com Deméter, deusa da terra e das culturas, onde representa a alma que desceu ao inferno. Ou a alma que se eleva a partir do corpo, como nas tradições da Sibéria, Ásia Central ou entre os índios da América do Sul.
As abelhas desempenham um papel iniciático e litúrgico. É um dos maiores atributos da deusa Diana, e suas sacerdotisas virgens são chamadas ''melisai" (abelha).
Símbolo da ressurreição, encontramos representadas nos túmulos, como sinal de sobrevivência após a morte. A temporada, quando ela desaparece - 3 meses de inverno, é equiparado aos três dias durante o qual Cristo morreu e ficou invisível, pouco antes de sua ressurreição.
Entre os celtas, que bebiam o hidromel, ou na tradição galesa, a abelha evoca noções de sabedoria e imortalidade da alma.
As abelhas também simbolizar a eloqüência, a palavra e a inteligência.
Em hebraico o nome da abelha Dbure vem da palavra raiz DBR.
De acordo com Plínio, posam na boca de Platão, como uma criança "proclamando a doçura de sua eloquência encantadora" e nos lábios de Santo Ambrósio, patrono dos apicultores.
Para Virgílio, tem uma parte da inteligência divina e da famosa pitonisa de Apolo também chamada ''Delphic Bee.'' Em alguns textos da Índia, a abelha representa o espírito inebriante de pólen de conhecimento.
O mel está em todas as tradições em primeiro lugar como símbolo de riqueza e doçura. Nos textos sagrados do Oriente e do Ocidente, leite e mel, correm como um fluxo de corrente através da terra prometida. Símbolo de conhecimento e sabedoria é o alimento reservada a poucos escolhidos, os iniciados, aqueles seres excepcionais neste mundo e outro.
Todos os grandes profetas referem-se ao mel nos seus livros, o mel palavra, representa a dolçura, justiça, virtude e bondade divina. O Alcorão fala em termos sagrados de abelhas e mel: ''O mel é a primeira bênção que Deus deu a terra".
Virgílio chama o mel "o dom do orvalho celeste.''. Mel veio a designar também a sorte grande e o estado de nirvana.
No pensamento psicanalístico moderno, o mel simboliza o "eu" superior "último resultado do trabalho interno sobre si mesmo. Resultado de uma transformação de uma partícula de pólen efêmero, em comida deliciosa da imortalidade, simboliza a transformação iniciática, e refrigera a alma e a completa integração da pessoa.
O mel é um termo que simboliza carinho e ternura. Honra de ser adquirida pela substância mais natural rico aroma, sabor requintado, corpo claro e dourado. O processo de elaboração em si é um romance: primeiro é o néctar contido em uma flor delicada exposta à energia de um sol de verão. Misturando o perfume da flor que o produziu, o néctar é transportado para uma por uma abelha operária. Em seguida, ele se transforma dentro do misterioso laboratório da colméia em MEL maduro. Com a adição de finos grãos de pólen. Torna-se assim um alimento pré-digerido, totalmente assimilado pelo organismo humano.
É um produto esterilizado pela própria natureza e contém um rico conteúdo de minerais necessários para a vida, um valioso conjunto de vitaminas, aminoácidos e enzimas. Meu de maná (o de árvores) ou mel de néctar (flores) ... são uma reminiscência de fragrâncias de flores de bosques e pradarias, montanhas e vales.
========
Fonte: http://abejasymiel.ning.com/profiles/blogs/es-la-miel-el-mas-antiguo-de

sábado, 20 de março de 2010

Abelhas: Senso de orientação.




Incrível?
Sim, mas não pelo fato de as abelhas se orientarem e sim pelo fato de como isto se dá com colônias inteiras.
Em Assam, no norte da Índia, colônias migratórias viajam centenas de quilômetros e depois retornam não só a mesma arvore, mas para o mesmo galho onde seus parentes viviam dois anos antes!
O curioso é que as abelhas operárias vivem no máximo três meses.Então as abelhas que retoraram são de várias gerações após as que construíram a colméia original.
Como elas acham o caminho de volta ainda é uma incógnita.
De acordo com o jornal The Sydney Morning Herald em sua reportagem pode ser pelo uso do olfato. Outra possibilidade é de a rainha, que vive mais tempo, comunique-se por meio de uma dança com as abelhas que na frente, mostrando-lhes a direção que devem tomar.

As Abelhas

A primeira coisa que uma abelha faz assim que nasce é limpar o local onde eclodiu para o preparar para o próximo ovo que aí vem.
Uma só abelha consegue recolher néctar suficiente para produzir 1/12 de uma colher de sopa de mel.
As abelhas-do-mel já são usadas pelos seres humanos para colmatar as diversas necessidades de mel há cerca de 3000 anos.
As abelhas que se alimentam em orquídeas são as abelhas mais coloridas. Exibem cores verdes, azuis e vermelhas brilhantes e iridescentes.
As velas produzidas a partir da cera de abelha libertam um aroma que lembra o mel e produzem uma luz clara. Esta cera é também utilizada em creme de mãos e em substâncias para polimento de móveis.
As abelhas trabalham em comunidade e produzem o mel que é um alimento muito saudável. Existem muitos tipos de abelhas e também espécies que não tem ferrão, se tornando mais fácil o manuseio das colméias. O inpa divulga vários estudos sobre abelhas e outros temas para o conhecimento da população. Um deles é este sobre as abelhas (condomínio de abelhas) sem ferrão, como que elas se organizam, produzem, alimentação, colmeias e outros dados importantes.

Condomínio de abelhas:


Várias colméias em pleno processo produtivo de mel. O local tem o objetivo de educar e difundir a criação de abelhas nativas sem ferrão. As abelhas da Amazônia são conhecidas como ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO. Esse nome é dado porque elas tem o ferrão atrofiado e por isso não podem aferroar. As abelhas se alimentam de produtos obtidos nas flores. Elas coletam o néctar das flores e o transformam em mel. Essealimento é Guardado em pequenos potes dentro da colméia, sendo que o mel e o pólen estão em lugares diferentes.


Criar ABELHAS SEM FERRÃO é muito importante porque elas ajudam a polinizar as plantas. Isto quer dizer que elas ajudam a multiplicar milhares de plantas. Essa polinização se dá ao coletarem o néctar e o pólen de flor em flor.
As ABELHAS
SEM FERRÃO estão ameaçadas de desaparecer porque está havendo muito desmatamento, destruindo assim suas colônias. As pessoas não sabem que ao desmatar elas também estão destruindo inúmeras espécies de abelhas de grande valor, tanto para a natureza quanto para as próprias pessoas.


CURIOSIDADES (http://bosque.inpa.gov.br/condominiodasabelhas.htm)


No Condomínio das Abelhas temos aproximadamente 40 colméias (dependendo da época esse número altera,) de 6 espécies diferentes de abelhas:

Uruçu Boca de Renda: chama-se assim porque a entrada da colméia parece uma renda.


Uruçu Boca de Ralo: chama-se assim porque a entrada parece um sifão.
Nessa entrada só entra uma abelha (as operárias) por vez .
Jupará: a entrada é protegida sempre por 3 abelhinhas – as operárias- e não deixam ninguém entrar.


Moça Branca: é uma abelha muito pequena. O seu mel é bem denso, parece um melaço, tipo xarope escuro. O ninho da colméia parece um cacho de uva .


Torce Cabelo: essas abelhas têm um jeito muito especial de afastar os intrusos que se aproximam de sua colméia: grudam-se no cabelo das pessoas.


Pé de Pau: são as chamadas ABELHAS FEDIDAS. Sua colméia tem uma entrada maior, parece um sapinho. Essas abelhas não são muito recomendadas porque elas pegam os excrementos dos bichos e das pessoas (fezes) para proteger a colméia e ao fazer o mel elas acabam por contaminá-Io. Elas usam o cheiro do excremento para ficar livres dos predadores Por isso, perto dessas colméias, podemos sentir um cheirinho desagradável.


ALIMENTO DAS ABELHAS NO BOSQUE


No Bosque não temos muitas árvores com flores e por isso as abelhas não têm muito alimento. Os pesquisadores precisam dar um alimento artificial para elas ficarem fortinhas e sobreviverem. Esse alimento é dado uma vez por semana. A receita desse alimento é a seguinte:

Um litro de água fervida.

Um quilo de açúcar

3 pitadas de sal

1 colher (de chá) de vinagre

vitamina em pó

Esse alimento é servido em copinhos de café que se coloca na parte de cima da colméia. Para que as abelhas não caiam no copinho cheio de alimento, os pesquisadores cobrem o líquido com vários raminhos. Assim elas podem pousar nos raminhos e sugar o alimento.


LIMPEZA DAS COLMÉIAS


As abelhas são muito higiênicas. Elas têm um compartimento onde depositam tudo o que é sujo ou perigoso para a saúde delas, esse lugar é conhecido como LIXEIRA. Quando entra um inseto na colméia as abelhas o MUMIFICAM com própolis. O própolis é uma resina que retiram das árvores e misturam com a saliva para fechar os buracos da colméia além de mumificar os insetos que entram na colméia.


Operárias


As abelhas operárias são disciplinadas, metódicas e ordeiras. Elas surgem de um ovo depositado pela abelha rainha em um dos tubos hexagonais que formam uma colméia, e a partir daí inicia-se a história de vida de uma pequenina, porém extraordinária operária.

· três dias depois nasce uma pequenina larva
· nos três dias seguintes a larva recebe como alimento a geléia real cresce e desenvolve-se
· nos outros cinco dias seguintes recebe mel e pólen também como alimento e continua o seu desenvolvimento
· no oitavo dia a larva já ocupa todo o espaço interno do tubo (seu crescimento se dá com várias trocas das mudas de pele) e começa a tecer um casulo no interior do qual a larva transforma-se em pupa (neste momento o tubo é fechado com uma tampa de cera) que em seguida se resolve em um inseto adulto.
· no 20o ou 21o dia da fase de pupa, esta transforma-se em uma nova abelha operária e sua primeira tarefa é limpar o tubo onde nasceu e se desenvolveu. A primeira função de uma abelha operária é a de manter a limpeza e dar a correta destinação final dos resíduos encontrados (restos de mudas de pele, de mel, de grãos de pólen e de cera) na colméia. Esta fase dura uns três dias
· no quinto dia de vida adulta, a abelha passa a secretar geléia real pela sua boca que é colocado nos tubos que contém larvas (se uma larva recebe esta geléia real por seis dias, ela transforma-se em rainha - esta tarefa é definida pela necessidade da comunidade ter uma nova rainha).
· as operárias adultas com nove dias de vida param de produzir a geléia real e assumem uma nova função - a de construtora da colméia. O mel que ingeriu até então é transformado em cera que é utilizada para formar os favos (conjuntos de tubos hexagonais). Uma secreção surge dentre as placas de seu abdome. Ela é retirada pelas patas anteriores e levada para a boca onde as mandíbulas a transforma em cera que é empregada na construção do favo.
· com dezesseis dias de vida as abelhas assumem nova função - a de receber em sua boca o néctar trazido por outras operárias e depositá-las nos tubos vazios. No interior destes tubos, dias depois, o material transforma-se em mel (favos de mel). O pólen trazidos por outras abelhas é armazenado separadamente em outros tubos compactados pela atividade das operárias.
· vinte dias de vida - a abelha operária passa a função de guarda da colméia. Fica a postos nos acessos da colméia, atenta a aproximação de outros insetos (formigas, cupins) e até animais como ursos. A comunicação do perigo é feita com a dispersão de um odor liberado por uma glândula localizada próximo do ferrão. A percepção deste sinal promove a saída de populações de operárias que vão atacar decididamente os intrusos.
· no vigésimo terceiro dia de vida a abelha assume a atividade mais trabalhosa - a de sair pelos campos para coletar néctar e polén. Mais, os elementos que identificam fontes de néctar e pólen comunicam às outras abelhas, por meio de movimentos (espécie de dança) a localização das referidas fontes. O odor preso à abelha informante comunica detalhes sobre o tipo de planta localizada. A operária desempenha cerca de 30 dias a atividade de coleta de materiais para abastecer a colméia.
· Depois de cerca de 50-55 dias de vida como abelha operária, sentindo aparecer a fraqueza e a velhice, o pequeno trabalhador afasta-se espontaneamente de sua comunidade para morrer sem promover a descontinuidade do trabalho de suas dedicadas colegas.


Desde tempos imemoriais que o homem se apropria do Melproduzido pelas abelhas, quer em cortiços quer em colméias, para uso na sua alimentação direta ou para lhe dar outro tipo de aplicações. Desde os indígenas das Américas, até aos aborígines da Nova Zelândia, passando pro populações primitivas de várias outras regiões, o mel continua a ser considerado um alimento precioso, que por vezes até se reveste de uma importância cultural, certamente também devido à sua raridade.

As abelhas têm cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça, que são usados para enxergar melhor dentro da colméia, e dois maiores na frente para uso normal .

A velocidade das abelhas é de 17 Km por hora.

O som produzido pelas abelhas chama-se azoinar.

==================================================================

Hipócrates na Grécia de 500 anos antes de Cristo, costuma prescrever mel para acalmar a ansiedade dos noivos antes do casamento, o que originou a expressão "Lua-de-Mel".

sexta-feira, 12 de março de 2010

PANTA REI (Tudo Muda)

Tal qual um dos trabalhos impressionantes dos monges budistas que fazem as mandalas de sal colorido, feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, elas são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que elas exijam o maior esforço.
Assim é que nós devemos encarar o dia-a-dia.
Sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for.
Perca o referencial de vez em quando.
Saia de sua zona de conforto.
Dê oportunidade ao imprevisível.
Nada é mais certo do que a incerteza.
As coisas têm o valor que nós damos a elas.
“PANTA REI” é uma expressão do pensador Heráclito, que significa “TUDO MUDA” (tudo flui, nada persiste) e ele usava como metáfora filosófica à idéia de pisar num rio, que um milésimo de segundo depois de pisado, já não era mais feito da mesma água.
A SAÚDE - A nossa maior dádiva!
A ORAÇÃO - a solução para os dias atuais com a Terra em transição!
A PAZ - busque-a na sua Energia Vital, no interior do seu ser!
O AMOR - o elo, a razão e o entendimento para tudo!
O PERDÃO - a ascensão espiritual!
O TRABALHO - é o nosso estímulo!
A HUMILDADE - é a sabedoria!
O ORGULHO – é a maior DOENÇA da ALMA!
O PERDÃO - é a chave para a Felicidade.
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a Paz de Deus.
=================
Para ver esta linda mensagem em SLIDES:
Para baixar os SLIDES (PPT):

Vigário Antônio Joaquim/Dix-Sept Rosado



Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia (1911 - 12 de julho de 1951) político brasileiro, prefeito de Mossoró, governador do Rio Grande do Norte, falecido em um desastre aéreo na costa de Aracaju (Sergipe), em 12 de julho de 1951.



Busto do Vigário Antônio Joaquim, autor da Lei Provincial n. 620, que elevou a Vila de Santa Luzia de Mossoró, para cidade de Mossoró, em 9 de novembro de 1870.

Há um fato curioso quanto as estas homenagens. A estátua de Dix-Sept Rosado está situada na Praça Vigário Antônio Joaquim e o busto do Vigário Antônio Joaquim está na Praça Dix-Sept Rosado, na avenida de mesmo nome.

Ver imagem do GOOGLE:



Legenda:
1 - Catedral de Santa Luzia;
2 - Praça Vigário Antônio Joaquim (onde se encontra a estátua de Dix-Sept Rosado);
3 - Praça Dix-Sept Rosado (onde se encontra o busto do Vigário Antônio Joaquim).

É só visitar para conferir.

Abraços.







quinta-feira, 11 de março de 2010

A Abelha Jandaira (Melipona subnitida)


A jandaíra (Melipona subnitida Ducke) é um meliponíneo típico do sertão. O seu mel é apreciado pelas populações nativas.

A abelha Jandaíra tem como habitat a Caatinga, no Nordeste brasileiro. Sua criação racional desenvolve-se principalmente no nordeste brasileiro, onde as abelhas jandaíra, uruçú e tiúba são manejadas com técnicas já consagradas popularmente.

Nos dias atuais, devido ao desmatamento (causado pela retirada de madeira, lenha, produção de carvão, etc.) e à agricultura (plantações de algodão) e em menor extensão à pecuaria, esta abelha está em risco de extinção, em seu habitat natural.

Medidas para preservarmos o ambiente e a Jandaíra

"Para não ser extinta a nossa Melipona Nordestina, chamada Jandaíra, necessita urgentemente de nossa ajuda inteligente e decidida. No caso, ajudar é não atrapalhar. Como? Muito simples. 1) Preservar a região, polígono das secas, Nordeste semi-árido do Brasil. 2) Não esquecer que dentro da casa grande do Nordeste elas preferem o sertão, a caatinga, não o agreste nem litoral. O sertão é a casa social da Jandaíra. É ali que ela se sente em casa e trabalha. 3) Cada família precisa de sua casa particular: não se contenta com o continental nem com o social. E a casa individual das Jandaíras são as árvores, ou antes os troncos verdes, de preferência imburana e catingueira. Ora, o sertão já está desmatado, não é reflorestado e nem replantado e dentro de alguns anos será puro e estéril deserto. As abelhas não acham casa para morar.... Como irão trabalhar? Em prolongadas estiagens as Jandaíras só encontram alimento em árvores de grande porte, refratárias à seca, já que possuem reserva d´água nas raízes. Tais árvores prestam simultaneamente de moradia e alimento às abelhas. São indispensáveis pois, para a sobrevivência dos meliponíneos. Mas não só as abelhas precisam das árvores - as árvores também precisam das abelhas."

(Monsenhor Huberto Bruening, "A Abelha Jandaíra", 1990: 131-2)

Para que a Jandaíra tenha um lugar onde morar precisamos adotar medidas urgentes:

a) Campanha com as crianças locais - Para cada criança uma árvore - falando da importância das abelhas para o ambiente e para os homens - ver Livreto Infantil sobre a Jandaíra;
b) Plantio de catingueiras, imburanas, jacarés, faveleiras, umbuzeiros, juazeiros e baraúnas - estudar o melhor método;
c) Preservação de áreas naturais em cada propriedade, contendo um certo número destas árvores. São os bancos genéticos de biodiversidade;
d) Incentivo da formação de Estações Ecológicas e outras unidades de conservação na caatinga;
e) Incentivo a projetos de Desenvolvimento Sustentado que visem preservar o meio ambiente.

AMOR À PRIMEIRA VISTA!

Minha paixão pelas abelhas de jandaira foi amor a primeira vista. São abelhas dóceis e de fácil manuseio. Conheci alguns criadores que aumentaram mais minha curiosidade por elas. Quando menino (tome tempo! hehehe) foi a primeira colméia que conheci. Lembro-me do Padre Huberto Bruening e seu "ciúme" pelas meninas.

Quando morei em Caraúbas(RN), nos anos de 1978 a 1982, conheci o apicultor "Seu" Antônio de Manú que criava algumas jandaíras em sua marcenaria. Aprendi com ele que na estiagem, o que era comum na região, por falta de chuvas não haveria floração, sua alimentação natural. Aprendi a fazer o "xarope" que as alimentava.

Hoje, tenho apenas uma colméia, mas estou me preparando para fazer um meliponário, inicialmente com 5(cinco) colméias. Pretendo chegar as 100 (colméias) ou mais.

Tenho aprendido muito com o Meliponicultor Kalhil Pereira, de Mossoró-RN. Kalhil é um estudioso da espécie e tem uma dedicação envolvente em tudo que se relaciona com a criação de Jandaíra. É um professor por excelência. Sua dedicação vai além fronteiras. Está desenvolvendo atualmente um projeto no Ceará. Participa de uma lista de discussão sobre ASF (Abelhas Sem Ferrão) onde tem contribuido bastante para que outros aprendam as "artimanhas" destas meninas (Jandaíras). Para conhecer um pouco do seu trabalho, visite o seu BLOG: http://meliponariodosertao.blogspot.com/

Caso você também tenha interesse pelo assunto, convido-o a participar da ABENA, lista de discussão que falei acima. Lá você pode fazer sua inscrição e se relacionar com mais de l.000 (mil) participantes e criadores de abelhas sem ferrão. O site é: http://br.groups.yahoo.com/group/Abena/
Para se inscrever diretamente no grupo, você pode também enviar uma mensagem (em branco) para:
Abena-subscribe@yahoogrupos.com.br

Um bom dia para todos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Adrian Rogers, 1931

O pensamento abaixo foi ESCRITO NO ANO DE 1931:

”É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.” Adrian Rogers, 1931
Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhas com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Bem-vindo ao meu BLOG.