Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=40488&op=all

Abelhas preferem néctares com nicotina e cafeína

Plantas podem estar a usar as susbstâncias estimulantes para beneficiar na polinização



As abelhas preferem os néctares que contêm pequenas doses de cafeína ou nicotina, segundo revela um estudo da Universidade de Haifa, em Israel.“Podia tratar-se inclusive de uma forma de evolução das flores, que procuram o vício dos insectos a seu favor”, sugeriu o biólogo que dirigiu a investigação, Ido Izhaki.

O néctar floral é composto por açúcares, que fornecem energia aos polinizadores. Em algumas espécies encontram-se também substâncias tóxicas, como a cafeína ou nicotina.


No entanto, os cientistas israelitas chegaram à conclusão que o objectivo das flores é ‘prender’ os insectos, sem intenção de envenená-los. Na natureza, a nicotina encontra-se na planta do tabaco e a cafeína é extraída especialmente das flores da figueira e da videira.

Os investigadores ofereceram às abelhas diferentes tipos de néctar, alguns enriquecidos artificialmente com altas doses destas substâncias nocivas. O resultado foi claro: em todos os casos as abelhas preferiram o néctar modificado.

Mas ainda não está claro que as abelhas possam ficar viciadas nestas substâncias estimulantes. A prova é que quando se ofereceu aos insectos uma dose que superava a miligrama de nicotina por litro, os insectos preferiram o néctar limpo.

Vício ou preferência

Ido Izhaki, investigador
Ido Izhaki, investigador
A equipa de Haifa explica que é difícil determinar com certeza se a presença de estimulantes no néctar está relacionada com uma alteração evolutiva para tornar a polinização mais eficiente.

Os investigadores afirmam com segurança que as espécies que sobreviveram à selecção natural foram aquelas que desenvolveram níveis correctos de substâncias aditivas, e que consequentemente tinham a vantagem de atrair mais abelhas.

Os investigadores insistiram que o estudo não demonstra o desenvolvimento de nenhum tipo de vício, mas sim de preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário