Seja bem vindo, caro visitante.

Aqui você é livre para opinar, concordar ou discordar, dar sugestões e criticar. Todos tem o direito de expressar suas opiniões, só não esperem que eu concorde, pois o homem é livre para tomar suas decisões, seguir caminhos, pensar e falar ou não o que acha correto, consciente que também pode estar errado.

Este BLOG foi criado para publicar meus devaneios, idiossincrasias, quimeras, sonhos, paixões, gostos e desgostos, desapontamentos e esperanças, além de compartilhar com meus amigos, o que espero fazer ainda na vida, antes que "embarque na grande viagem".


Bem-vindo ao meu BLOG.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Por que as abelhas morrem quando picam uma pessoa ?


  • O ferrão se localiza na extremidade do abdome e sua origem evolutiva está ligada a seu papel como guia no processo de postura dos ovos. Ou seja o ferrão não é nada mais do que um ovipositor modificado dos insetos. Portanto, somente as fêmeas (rainhas e operárias) possuem o ferrão. Os machos (ou zangões) não ferroam.
  • - Nem todas as espécies de abelhas ferroam. Existem alguns grupos, como as abelhas indígenas sem ferrão, e outras espécies de abelhas não sociais, que não ferroam porque possuem o ferrão atrofiado.
  • - Muitos já experimentaram uma dolorida ferroada da abelhaApis mellifera (ou abelha africanizada). A dor está associada ao efeito perfurante e, principalmente, ao efeito do veneno que é injetado. Como o ferrão se localiza na extremidade do abdome a abelha tem que curva-lo para a frente para conseguir inserir o ferrão e injetar o veneno. Para isto, seu papo, onde ela transporta o mel, deve estar vazio. Estando cheio o papo, ela teria que se desfazer de seu precioso líquido para conseguir ferroar. É por esta razão que os apicultores utilizam como artifício para manejar uma colônia a fumaça produzida por meio de um aparelho chamado fumegador. Esta fumaça, colocada na entrada da colméia antes do manejo estimula as operárias a encherem os papos com mel. Para elas, a fumaça prenuncia um incêndio e, como reação natural, enchem os papos de mel para abandonarem o local, levando o tão precioso líquido. Estando com os papos cheios, o apicultor pode trabalhar sossegado, sem se preocupar com ferroadas.
  • - O ferrão na abelha Apis mellifera é composto basicamente de um estilete perfurante serrilhado numa extremidade e de bulbos de veneno na outra extremidade. A parte perfurante é circundada por duas lancetas serrilhadas que quando em funcionamente movem-se alternadamente para frente e para trás auxiliando na penetração do ferrão.
  • - Em Apis, numa ferroada, a operária morre porque perde o aparelho de ferrão e parte de seus intestinos. Isto porque como o ferrão é serrilhado ele se agarra na pele flexível das pessoas quando ferroadas.
  • - As abelhas ferroam porque se sentem ameaçadas na colméia com a proximidade de um intruso, ou porque são importunadas, ou porque estão irritadas com as condições às quais estão submetidas como falta d'água, falta de alimento, calor excessivo, etc. Ou seja: as abelhas não ferroam sem motivo.
  • - Colônias de abelhas não podem ser importunadas. Quando localizadas em local com movimento de pessoas ou animais é recomendável que se contacte um apicultor para retira-las do local.










Fonte : http://rge.fmrp.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário